O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Série "Osóssi - Reino de Ketú" - Parte 02 - Caminhos Qualificativos


Odé Fibô

Caminhos: Iyemonjá.
Propriedades: Guardião de todos os filhos de Iyemonjá. Senhor das ilhas e bancos de areia.Responsável pelas atitudes de raciocínio.Pai da inteligência e senhor da loucura. É conhecido como Odé que se perdeu na mata.

Odé Onipapô

Caminhos: Bessen.
Propriedades: Senhor e guardião de todas as árvores, responsável pelos ebós e oferendas penduradas nas mesmas.



Odé Karê

Caminhos: Osún e Iyemonjá.
Propriedades: Senhor dos animais de grande porte e dos que vivem em água doce.Divide com Osún o encantamento sobre aves e animais aquáticos e terrestres. Senhor do ofá dourado, Odé Karê se difere dos outros caminhos da família de Odé, pois ele deixou de morar dentro das matas caçando, para morar na beira dos rios de água doce pescando.

Odé Onilé

Caminhos: Iyemonjá,Obaluayê e Osalá.
Propriedades: Responsável pela fertilidade da terra, da semente atirada ao solo (chão). Senhor das grutas e fendas existentes na terra. Senhor da terra.No Brasil é cultuado como um Caminho Qualificativo de Osóssi, porém na África é cultuado como um Òrísà de cultura própria que está ligado ao elemento Terra.

Odé Èrìnlé

Caminhos: Osalá.
Propriedades: Responsável por tudo que é novo (coisas que não foram usadas), guardião e senhor do pombo branco, responsável pela pureza da humanidade. Divide com Iewá a proteção sobre as virgens. É mais um Òrísá caçador que tem seu próprio culto, na África é conhecido como o “Caçador branco do alto da montanha”.

Odé Otin

Caminhos: Ossãe.
Propriedades: Guardião do interior da mata, responsável por todas as árvores de fundamentação (Opaoká, Akokô, Obi). É também o senhor do banho de ervas frescas. Senhor dos mistérios profundos da mata. Ele deixa entrar na mata, mas é difícil deixar sair. Os bichos oferecidos a esse caminho de Odé devem ser entregues fechados na mata. Odé Otin marca o porre que Ossãe deu em Odé. Tem kizila com palmito.

 
Odé Ibualamú

Caminhos: Obaluayê, Omolú, Nanã, Osún e Iyemonjá.
Propriedades: Senhor da tabatinga,responsável junto com Nanã pela criação do homem. Senhor da transformação e mudança de vida em geral.Divide com Osún o poder sobre a gestação até o terceiro mês,tendo ainda como propriedade a formação óssea dos seres humanos.

 
Odé Okóeran (Homem caçador de carne)

Caminhos: Bará, Ogún, Oyá e Iyemonjá.
Propriedades: Responsável pelo crescimento da humanidade. Senhor da carne dos animais que servem de alimentação humana. No Brasil é conhecido como o Odé que largou as matas para viver nos grandes mercados com Bará, por essa ligação é considerado por muitos como um dos caminhos de Bará. Em Cuba e em algumas regiões da África é cultuado como um Òrísás de culto próprio, não tendo vínculos algum com Osóssy. Okóeran é conhecido na África como o Òrísà que se transforma em tigre para caçar.
 
 
Odé Dana Dana (A cobra pela cobra)

Caminhos: Bessen.
Propriedades: Divide com Ogún a guarda do poço de Bessen.Divide com Iewá a guarda sobre a magia do arco – íris.Senhor de todas as coisas usadas para alimentação de recém nascidos e idosos sem dentes.Senhor da fome ( lado negativo deste Odé).

Por: Huntó Douglas D' Odé




Nenhum comentário:

Postar um comentário