O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Série "Ogún árá Irè" - Parte 05 - Caminhos

Ogún é aquele que pede para não entrar em uma briga, mas mata e morre para não sair da briga quando entra. É um senhor sanguinário, muitos pensam que Esú é o brigão, mas não, o brigão é Ogún. Ogún é aquele que bebe sangue, é aquele que se banha com o sangue do inimigo. Pai misericordioso com seus filhos, pai que aconselha, que ajuda, que transmite sempre a seus filhos  uma mensagem de paz. 

Ogún Onyrè é o guardião das águas doces, senhor dos rios, açude, compotas, protetor dos pescadores, tem a responsabilidade de trazer o Iyawô para a sala na segunda saída, sendo ainda considerado o senhor do wagi. Senhor do mariwô.




Ogún Alagbedé é responsável pelas estradas de barro. É um Òrísá de fases, cabendo ao zelador ver em qual das três fases ele está vindo na cabeça de cada filho, lembrando que cada zelador só pode ter um Ogún Alagbedé de cada fase. Alagbedé é o senhor das vitórias, rege a alegria de um jogador ao subir no topo do pódio, sendo responsável ainda pelos champanhes estourados nos dias de festejos, divide com Oyá Fefé Abé o poder sobre a coroa de flores usadas nos velórios.


Ogún Massá Guardião das estradas e trilhas dentro da mata, tendo o poder da distribuição de asé sobre as folhas colhidas. Senhor dos caçadores de animais de grande porte. Responsável pela coroa a nível espiritual. Nesse caminho deve-se sempre colocar folhas de louro no ibá.


Ogún Ayrès Guardião das estrelas.Senhor da Lua Cheia. Tem como propriedade clarear os caminhos noturnos. Divide com Odé o poder sobre os vaga-lumes. Sua ferramenta nunca poderá ser de ferro puro e seus orôs deverão ser feitos na lua cheia.

Ogún Sekorè Tem como propriedade a defesa do contra-egún, o mokan e da senzala. É o dono do ferro em estado líquido. No ibá de desse caminho de Ogún deve-se ter uma enxada virgem ( representa o símbolo da fartura).


Ogún Jebé Tem a responsabilidade sobre a purificação nos caminhos dos filhos ou clientes ao término de um ebó.É o guardião de poço existente nas casas de Asé.Representa os olhos do noite (Pai da escuridão). É o guardião dos portais internos das casas de asé (os ases de pescoço da konquén colocados após o corte encima da porta do asé é uma reverência a este Ogún). Os filhos desta demarcação de Ogún não devem levar apopô no Ory, usando no lugar uma manta de efó (mingau de acaçá) coberto com algodão. É aconselhável que se faça o corte a luz de velas e colocar ebô em todos os portais internos do Asé. A manta de efó também deve ser colocada no ibá ao invés de apopô.



Ogún A' já Rege todos os Orôs de corte. É o senhor do obé e protetor do Asogún.

Ogún Meje Guardião dos quatro cantos, dos quatro elementos (Terra, Fogo, Ar e Água). Senhor dos continentes. Divide com Oyá o poder sobre o aridã. É também o senhor do Obi roxo, responsável pela abertura de Kuras e fechamento de corpo em geral.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário