O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

terça-feira, 6 de março de 2012

Estudo "África, o berço do Candomblé" - Parte II - A escravidão negra, uma longa e triste história

Os negros africanos não começaram a serem escravizados a partir do século XV quando aconteceu o primeiro contato dos europeus com o continente africano. Na África antiga os negros se escravizavam entre si, por exemplo, em uma guerra entre dois reinos distintos era comum que o reino derrotado fosse escravizado pelo reino vencedor. A África era considerada pelos europeus como uma grande reserva de mão-de-obra.

Nos séculos XVII/XVIII os principais pontos de abastecimentos de escravos era o Senegal, Gâmbia a Costa do Ouro e a Costa dos Escravos. A Nigéria, Angola e o Congo vieram a ser pontos de abastecimentos de escravos no século XVIII/XIX.

Com a descoberta do Brasil e com a implantação do sistema de Capitanias Hereditárias, os portugueses voltam à África para trazerem mão-de-obra escrava para trabalhar na nova terra descoberta. Com armas de fogo, os portugueses atacavam aldeias e capturavam homens, mulheres e crianças. Alguns grandes reinos da África começaram a ajudar os portugueses na captura de negros, sendo assim os portugueses davam a esses reinos total segurança para que não fossem escravizados.

Após serem marcados com um ferro em brasa nos braços, nas pernas ou no peito, eram acorrentados e amontoados nos porões dos navios, conhecidos como tumbeiros, uma referência à tumba, já que vinham deitados. Muitos não resistiam à viagem, que chegava há durar quatro meses.

Os escravos eram chamados pelos seus capturadores como “peças”, seu preço variava de acordo com a condição física, idade, sexo e peso. Depois de comprados como mercadorias em armazém, os negros eram levados para as fazendas, onde aguardavam um trabalho exaustivo, maus-tratos e punições quando preciso. O senhor, dono absoluto do escravo, fazia dele o que bem entendesse. Os negros eram vigiados pelo Feitor, que eram mestiços, geralmente filhos do senhor de engenho com uma escrava.

A religião predominante no Centro-Sul do continente Africano era o Candomblé, onde todos os habitantes cultuavam os Òrísàs na mais pura natureza. Chegando ao Brasil, os negros africanos foram impedidos pelos senhores de engenho de cultuarem seus Deuses africanos, já que o Brasil foi colonizado por portugueses, se transformou em um país católico. Sendo assim, os africanos foram obrigados a se converterem a religião católica. Os africanos começaram então a fazer buracos na terra e enterrar os assentamentos de seus Òrísás e, em cima de cada assentamento colocavam um santo da igreja católica. Nascendo desse fato o sincretismo dos Deuses africanos com os santos da igreja, onde dizem que Nossa Senhora Aparecida é Osún, Santa Bárbara é Iyansà, São Sebastião é Osóssí, São Jorge é Ogún e assim por diante.

Por: Akòwé Ofá Dourado

Nenhum comentário:

Postar um comentário