O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Série "Ìyábàs as Deusas do Candomblé" Parte I - Osún

Na Nigéria, mais precisamente em Ijesá, Ijebu e Osogbó, corre calmamente o rio Òsún, a morada da mais bela Iyabá, a rainha de todas as riquezas, a protectora das crianças, a mãe da doçura e da benevolência. Generosa e digna, Òsún é a rainha de todos os rios e cachoeiras. Vaidosa é a mais importante entre as mulheres da cidade, a Iyalodê. É a dona da fecundidade das mulheres, a dona do grande poder feminino. 

Osún mãe da clareza.
Mãe que enfeita o filho com ouro.
Fabrica fortuna na água.
Cria crianças no rio;
Brinca com seus braceletes;
Colhe e acolhe segredos na areira.
Fêmea de quem macho, foge. Na água funda nas funduras das águas que correm . 
Osún do seio cheio de amor.

Osún recebe as oferendas de mulheres que desejam ter filhos. carrega consigo os predicados da beleza, uma ninfa das águas doces, senhora responsável pelo ovo, a maior célula viva. Sendo responsável ainda por diversas etapas da existência da humanidade, tendo como propriedade a fecundação, o nascimento e a criação da vida. Senhora do início da vida, tem a propriedade de vários utensílios do Ìyáwò dos àwon Òrísà. Esposa de Òsòòssí, com quem teve um filho chamado Ologún-Edé, logo em seguida casou-se com Sangò, foi a segunda esposa de Sangò, era que Sangò dava mais presentes, porém não foi a mais amada. Menina dos olhos de Òsalá, companheira de Ifá, Òsún recebeu de Ifá a propriedade de dá a vidência para aqueles que ela achasse merecedor.

Osún, mãe que ampara o filho no momento de dor, mãe que bate quando o filho erra. Mãe que acalenta o filho no momento de sofrimento. Osún é a mãe doce, meiga que a todos ama, Osún é aquela que vira leoa para defender um filho. Osún grande representante do amor, da bondade, do bom caráter e da boa educação. Protetora impulsiva das crianças. A mulher que conhece Osún não maltrata um filho, a mulher que conhece Osún não faz um aborto, a mulher que conhece Osún sabe o que é ser mãe.

Ora iye iye o fiderioman omin a bela ko odò Azirí Adolá.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário