O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

sábado, 10 de dezembro de 2011

Série "Ìyábàs as Deusas do Candomblé" Parte VI - Nanã

Deusa dos pântanos, representa a memória ancestral da humanidade pré-histórica. A mais antiga Ìyábà do panteon africano. Mãe de Obaluayè, Bessen, Frekuen, Iyewá, Iroko e Ossayn, Nanã é a senhora das águas paradas, numa referencia às águas primordiais de onde Òdúdúwà criou a Terra. Oriunda do reino de Dahomé, Nanã rege fisicamente, o estômago, os intestinos, a memória e os pés.

Mãe misericordiosa;

Afasta de meu caminho a Morte, afaste de mim os precalços.

Der-me felicidade e saúde;

Der-me vida e saúde;
Der-me amor e saúde;

Der-me dinheiro e saúde;

Força minha mãe!

Não deixa mãe, que a morte se aproxime de mim.

Nanã representa a memória transcendental do ser humano e o acervo das reações pré-histórica de nossos antepassados.  Sua origem  lendária parece estar ligada a povos que habitaram a África antes da chegada de Òdúdúwà, e seria ela a zeladora pela continuidade da existência da espécie humana. Nanã é responsável pelo esquecimento de vidas passadas. Senhora do livre arbítrio e da lama, matéria primordial para fecundação do homem.

Ibý ri Salubó!
_______________________________________________________________


Finda-se aqui a série "Ìyábàs as Deusas do Candomblé", a última série que o Blog Apejá Omi Onjé Dìdún posta no ano de 2011. Desejo que todas Ìyábàs abençõe o ano e a vida de todos os leitores do Blog.


Encerro dedicando a série a todos os filhos destas grandes Deusas, que tem grande participação na vida da humanidade. Em especial dedico à:


Doné Cristiane D' Osún (Asé Omó Inà);
Egbomy Marli D' Oyá;
Doté Luís D' Iyansà;
Fomutinha Alessandra D' Iyobá ( Asé Bàbá Pitiodê);
Mãe Sabrina D' Iyewá;
Mãe Anastácia D' Iyemonjá (Asé Omó Inà);
Mãe Madalena D' Nanà.


E a todos que tem as grandes Deusas do Candomblé como composição de cabeça.



Osóssí Mojubá
Iyansà Ìyá Nlá
Bessen Aho bo boy
Olorun Modupé
Asé o.



Por: Huntó Douglas D' Odé

3 comentários:

  1. Boa noite!

    Querido seu blog é maravilhoso,
    e riquíssimo dessa cultura tão
    valiosa que o candomblé.
    que você possa sempre acrescentar
    ao nosso candomblé um espirito esclarecido e compenetrado!
    parabéns!

    Kolofé!

    ResponderExcluir
  2. Mo Dupè Huntó!

    Kolofé. Ìya mi Obà suré fun E.

    Asè!

    ResponderExcluir
  3. Mo Dupè Huntó!

    Kolofé. Ìya mi Obà suré fun E.

    Asè!

    ResponderExcluir