O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quarta-feira, 2 de março de 2011

Série "Logún - Apeja Odò Ijesà" - Parte 04 - Eleboguê

Eleboguê - Fomotinho Felipe D' Logún (Locinho)
Nessa fase Logún mora nas cachoeiras, rios e riachos junto com Òsún. Aprendendo as artimanhas da pesca, os truques de beleza, o encanto da vida. 

Eleboguê é o senhor do ouro que vive escondido no fundo do rio. Essa é uma fase de Logún mais delicada, pois como mora com sua mãe se assemelha muito a mesma, em vestimentas e modo de danças.

Pequeno princípe da beleza. Eleboguê é representado pelas aves aquáticas, e por todos os animais que vivem no fundo rio.Um dos Òrìsás mais ricos existente, pois, Eleboguê é o princípe herdeiro do reino de Osogbò. Há quem diga que, Onibain era o rei menino da cidade de Ijesá, porém, Eleboguê foi quem ganhou a cidade de Ijesá de presente de sua mãe Òsún. Òsún era a rainha de da cidade de Ijesá e Osogbò, assim que Òsún assumiu o trono da cidade de Osogbò, deu a cidade de Ijesá para que Eleboguê reinasse.

ENCANTAMENTO TI ELEBOGUÊ

Eleboguê - Fomotinho Felipe D' Logún (Locinho)
Sendo Eleboguê a fase Osún seu encantamento deve ser feito nas águas da cachoeira. Dá-se um banho no Iyawò com águas da cachoeira. Em seguida o Sacerdote mandará que Iyawò mergulhe nas águas, quando o Iyawò mergulhar, os Ogans e Ekedjís jogarão a rede para pescar o Iyawò que já estará virado.  Depois de pescar o Iyawò, roda-se um balaio para Òsún dentro das águas da cachoeira. Para acontecer este  Orò leva-se para cachoeira uma filha de Òsún, depois de rodar o balaio, vira-se Òsún para que ela passe um casal de coelhos em Eleboguê e solte-os na mata. Voltando ao Asé, será aberta uma sassanha somente com folhas pertencentes à Osún, por cima da sassanha coloca-se uma decisa. (Essa não é a sassanha que o Iyawò passará o tempo de recolhimento, essa sassanha é somente para o Orò). Depois de o Iyawò rolar na sassanha os Ogans irão enrolar o Iyawò na decisa e carregá-lo pelos 04 cantos do Asé. No momento do Orò de corte coloca-se: Na frente do Iyawò um aquário com 05 peixes dourados, esse aquário acompanhará o Ibá depois do Orò.

ORIKI TI ELEBOGUÊ

Logún alá omi
Oni osó, apejá, obá Ijesá
Eleboguê àrá omi odò Òsún
Ocinan, Ocibó, Ocirilé.


BALAIO TI ELEBOGUÊ

Eleboguê - Fomotinho Felipe D' Logún (Locinho)
1 bacia de ágate;
Omolokun;
Asòsò;
Fios de ovos;
Galhos de Òjúorò;
01 peixe pargo;
05 pedras amarelas;
05 ovos cozido;
05 abebè.

Modo de preparo:

No meio da bacia coloque o Asòsò, em volta coloque o Omolokun, faça um círculo com os 05 ovos e no intervalo de um ovo para o outro coloque um abèbè e uma pedra. Enfeite com os fios de ovos e por cima, no centro da bacia coloque o peixe, em volta do peixe enfeite com os pequanos galhos de folha de Òjúorò.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário