O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

sábado, 16 de julho de 2011

Série "Ifá, obá awò aiyè" - Hierarquia do culto a Ifá - Parte 03


BAMBALA - O grande pai;

AWOJOGÚN - O adivinhador que come os amuletos;

ALAFOSÉ - Aquele que não fala em vão, que só diz a verdade, infalível, senhor do asé;

 ADUFÉ - Aquele que penetra nos segredos de Ifá;

 ARABÁ - Aquele que ultrapassa os mistérios de Ifá;

 OLUWÒ - Senhor dos segredos;

 ODOFIN - Aquele que age na ausência de Oluwò;

 AGIGBONAM - Chefe assistente de um Bàbálawò;

ASARE PAWÒ - Mensageiro que chama as pessoas para as cerimônias de Ifá;

 APETEBI - Mulher do Bàbálawò;

AWORÒ - Sacerdote que jogava para ver se havia a necessidade de      sacrifício humano.

Bàbálawò - É o nome dado aos sacerdotes exclusivos dó culto de Ifá, das culturas Djeje e Nagô. Bàbálawò não entra em transe, sua função principal é a iniciação de outros Bàbálawòs, a preservação do segredo e transmissão do conhecimento do Culto de Ifá para iniciados.

Renascimento do Bàbálàwó:

Até o que se têm conhecimentos a partir da década de 90, com a vinda de Babálawós africanos e cubanos, houve um renascimento do culto de Ifá no Brasil, em 22 de Março de 1992 consagrou-se o primeiro "Barco" de Ifá no Rio de Janeiro, na periferia de Zona Oeste Bairro Campo Grande, pelas tradições de Cuba, pelo Bàbálawò cubano Awó ni ÒrúnMilá Ifá By Omó Odú Ogunda Kete Rafael Zamora Diaz. Seus integrantes eram Lúcia Petrocelli Martins, tendo recebido o cargo de primeira Ìyápetebi ni ÒrúnMilá Omó Odú Ogbe-Yono no Brasil pelas tradições de Cuba, seu esposo Adilsom de Oxalá/Adilsom Antônio Martins, Awó Fakan Ogbe-Bara – atualmente Bàbálawò Ifáleke Awó ni ÒrúnMilá Omó Odú Ogbe-Bara, José Roberto de Souza (Awó Fakan Iwori-Otura), Claudemiro Barbosa Costa Filho (Awó Fakan Otura-Ojuane), Alberto Chamarelli Filho, Awó Fakan Obara-Kana- atualmente Bàbálawò Ifáladê Awó ni ÒrúnMilá Omó Odú Odisá, Roger Candido de Oliveira (Awó Fakan Osa-Irete) e Alexandre Araújo Cavalcante, Awó Fakan Otura-Bara. Todos consagrados pela liturgia Cubana, pelo Bàbálawò Rafael Zamora Dias Oni Sangô Obá koin, Awó ni ÒrúnMilá Ifá By Omó Odú Ogunda kete, consagrando logo seguida em Cuba o primeiro Bàbálawó, Em 21 de Agosto de 1992, o brasileiro Alberto Chamarelli Filho, Omó Sangô Àláàfin Oyó, Awó Ni ÒrúnMilá Ifá Ladê, Omó Odú Odisá Odiso.

Hoje já existem muitos Babálawós iniciados em Cuba e no Brasil, outros tiveram que viajar para a África para se iniciarem e com isto originando um interesse renovado pelo Culto de Ifá no Brasil. Recentemente se tem notícia de Babálawós Africanos e Cubanos que vieram para o Brasil com a finalidade de abertura de casas Templo do Culto de Ifá. Adilson de Òsalá, Adilsom Antônio Martins Awó Omó Odú Ogbebara, brasileiro, foi iniciado como consta acima Awófakan pelo Bàbálawó Cubano, Rafael Zamora Diaz Ogunda Kete, e Adilsom de Òsalá/ Adilsom Antônio Martins, atualmente Awó Ni ÒrúnMilá Ifáleke Omó Odú Ogbe-Bara.
Adilson de Osalá, publicou inúmeros livros sobre Ifá, sendo o mais conhecido: Igbadú a Cabaça da Existência, Lendas de Esú, 666 Ebós e muitos outros no prelo. Tendo realizado plenamente a sua iniciação intelectual, Adilsom Antônio Martins, iniciou-se como Bàbálawó pelas mãos do Sacerdote africano Bàbálawó Adisa Arogundade Adekunle, passando a usar seu nome iniciático: Bàbálawó Ifáleke Awó Ni ÒrúnMilá Omó Odú Ogbebara.

O Bàbálawó Alberto Chamarelli Filho, Omó Sangô Àláàfin Oyó, Awó Ni ÒrúnMilá Ifá Ladê, Omó Odú Odisá Odiso, fundou o Grupo Olófin-Olórun-Olodumare Ifá e Mistérios e Ilê Asé Sangô Àláàfin Oyó, em São Conrado, Bairro Zona Sul do Rio de Janeiro.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário