O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

segunda-feira, 11 de julho de 2011

Série "Ifá, obá awò aiyè" - Origem de Ifá - Parte 01

Ifá é o nome de um dos mais importantes oráculos africanos. É um sistema divinatório que permite a seus consultores saber de forma parcial o futuro e modifica-lo na medida do possível através dos ebós de Odú. O Oráculo de Ifá originou-se na África Ocidental entres os Iyorubás na Nigéria. É também designado por Fá entre o povo Fon e Afa entre os Ewè.

O oráculo 256 signos de Ifá, cujo o corpo contém, pelo menos, 100 histórias relacionadas a cada um deles. Neste contexto, é possível entender o passado, o presente, o futuro, a origem mística de todas as coisas, a psicologia humana, as formas de pensar e atuar da Humanidade, as doenças espirituais, a cura pelos ritos e a farmacologia vegetal.

O instrumento mais importante, para a adivinhação através de Ifá, é um conjunto de dezesseis sementes da palmeira do dendê, com aproximadamente três centímetros de diâmetro cada uma e de formato oval, usado, também, durante os rituais. Isto distingue o oráculo de IFÁ dos outros sistemas que utilizam um número diferente ou outro tipo de semente. Nesse jogo estão representadas dezesseis divindades chamadas Odús, palavra que significa figura ou chefe. Da combinação destes dezesseis Odús principais, denominados meji, derivam os omós, formando, assim, os 256 Odú que compõem o oráculo.

O sistema pertence as religiões tradicionais africanas, mas também é praticado entre os adeptos da Lukumí de Cuba através da Regla de Oeha. Candomblé no Brasil através do Culto de Ifá e similares transplantadas para o Novo Mundo.

O Òrísà ÒrúnMilá é também chamado de Ifá, ÒrúnMilá Ifá ou ainda Agbomiregun (Aquele que é mais eficaz do que qualquer remédio). Em caso de dúvida Ifá é consultado pelas pessoas que precisam de uma decisão, que queiram saber sobre casamentos, viagens, negócios importantes, doenças ou motivos religiosos. Para os Iyorubás o sacerdote é chamado de Bàbálawò, dentre o povo Fon o sacerdote recebe o nome de Bokonon, já o sistema de adivinhaão é o mesmo. O Bàbálawò recebe as indicações para as respostas através dos signos de Ifá (Odús).

ÒrúnMilá é a divindade da profecia. Ifá é o nome do oráculo utilizado por ÒrúnMilá, que de tanto ser utilizado pela divindade acabou virando um dos nomes de ÒrúnMilá. O culto a Ifá é originário das tribos de povos Iyorubá. O culto migrou para as tribos de povos Fon mais precisamente para Ilè Ifé, onde a divindade Ifá recebeu o nome Fá. O culto chegou mais tarde à cidade de Dahomé levado pelas mãos de sacerdotes imigados do território Iyorubá já a partir do século XVII, mas sia instalação oficial como uma das divindades reconhecidas pelo rei Abomei teria se dado através do Bàbálawò Adéléèyé, de Ilè Ifé que chegou a Abomei no reinado de Agadjá (1708-1732), ou pela princesa Nà Hwanjele, mãe do rei Tegbessu (1732-1775), que era de origem Iyorubá. Assim que o culto instalou-se nas terras de Dahomé o rei Abomei deu o nome de Bokonon aos sacerdotes da divindade Fá.O Bokonon da corte de Abomei é um dos dignitários do rei reconhecido na categoria de príncipe e está entre os poucos autorizados a vestir Djelaba em público e a permanecer com cabeça coberta diante do rei e da rainha.

OBS.: A Série "Ifá, obá awò aiyè" é postada toda segunda, quarta e sexta-feira, com término previsto para o dia 01/08/2011.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário