O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Série "Família Ungí" - Bessen, Òsúmarè, Hongolo - Parte 03

É uma divindade que poder ser cultuada na nação Alaketú e Angola, porém é um Vodun originário da cidade de Dahomé. É um dos patronos da nação Djeje independente do seguimento, representado pelo Drakar. O culto a Bessen é oriundo da província de Mahí, que está localizada ao noroeste de Abomey. O Vodun Bessen corresponde a uma família completa, onde existem 41 aspectos masculinos e femininos do Vodun.

Bessen é encontrado facilmente na natureza, seus segredos estão contidos nas grandes árvores, nas mais puras águas das fontes ou em minas d' água. Em terras Mahí é cultuado em Atinsás, tem o búzio como sua maior riqueza. É um Vodun ligado a Terra e por isso está relacionado a ancestralidade da humanidade, assim como sua mãe Nanà.

Bessen é uma divindade dividida em duas formas de energia, sendo a energia terra representada pela serpente com olhos de fogo e a energia ar representada pelo arco-íris. É erroneamente considerado como um Òrísà hermarfrodita, já que sempre anda acompanhado de sua irmã gêmea Frekuen. Vodun da riqueza, do equilíbrio, dos búzios e de tudo aquilo que se assemelha a prosperidade individual ou de toda uma população.

Bessen era um belo moço da sociedade africana e todos que o via se apaixonava por ele, homem e mulheres. Quando um homem via Bessen a face que aparecia era a de sua irmã Frekuen e quando uma mulher o via a face que aparecia era a de Bessen. Vodun metamórfico que tem o poder de manter o equilíbrio entre o céu e a Terra. Tem como propriedade de transportar a água da terra para o céu em forma de vapor, devolvendo em forma de chuva para Terra, sendo o dono do ciclo da água.

Seu arquétipo é de pessoas que sesejam ser ricas, são pacientes, perseverantes e de natureza arisca. Geralmente são magros, e quando dançam fazem movimentos que lembram as serpentes. Estam sempre atentos a tudo que está acontecendo a sua volta, são desconfiados e sensitivos percebem logo quando Egún está por perto. São pessoas exóticas que gostam de estar sempre evidência, gostam de coisas exuberantes.
Vodun dos movimentos e responsável por todos os ciclos existentes. Senhor dos movimentos de translação e rotação, tem a função de trocar as estações do ano. Sua força está mais concentrada na hora de transição dia/noite e noite/dia. Conhecido em algumas regiões da África como Ajè Salungá, aquele que traz a riqueza e realiza os sonhos da humanidade. Bessen é aquele que entrega o Runjéve aos Voduncys quando completam os sete anos de iniciação. Divide com sua mãe Nanà a responsabilidade sobre o Runjéve. Quando Bessen se faz presente na Terra gosta de usar Lagdibás e brajás, em sua cabeça gosta de trazer folhas de Akokò que é a folha da realeza.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário