O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Série "Família Ungí" - Loko, Iroko, Kitembo - Parte 05

É um Òrísà pouco cultuado no Brasil. Vive na mais antiga árvore. Protetor de todas as árvores em especial a que leva seu nome. Representa a ancestralidade e os antepassados da humanidade. Desrespeitar a Iroko é a mesma coisa que desrespeitar a sua dinastia. É consoderado como aquele que conta a história de uma casa de asé e de todo um povo.

A árvore de Iroko é a morada de espíritos infantis e tais espíritos são liderados Oluwere. É muito comum na África que crianças perseguidas por pesadelos ou qualquer tipo de assombração façam oferendas a Oluwere nos pés de Iroko, para afastar o perigo de que espíritos Abikú levem a criança. O ritual é repetido por sete dias e sete noites, até que o perigo de mortes infantis seja afastado.

O culto a Iroko é mais popular na cidade de Ketú e as relações com essa divindade quase sempre se baseiam na troca: pedido feito, quando atendido, deve ser pago, pois não deve correr o risco de desagradar a Iroko. Está ligado à longevidade , à durabilidade das coisas e ao passar do tempo, pois Iroko é a árvore que pode viver mais de 200 anos.

Existiu no Sul da África uma aldeia que mulher alguma engravidava e no meio dessa aldei existia uma árvore de Iroko. Todas as mulheres da aldeia se uniram e foram até a árvore de Iroko e fizeram um círculo em volta do tronco e suplicaram a Iroko, pediram a ele que he desse filhos. Cada uma das mulheres ofereceu algo a Iroko, já que a maioria das mulheres eram esposas de lavradores lhe prometeram milho, inhame, frutas, cabritos e carneiros. Uma das suplicantes chamadas Olurombi não tinha o que oferecer e prometeu a Iroko o primeiro filho que ela tivesse. A aldeia voltou a fertilidade e as mulheres foram levar o que haviam prometido e Olurombi não quiz dá o que havia prometido a Iroko. Iroko transformou Olurombi em um pássaro que cantava dia e noite, quando o marido de Olurombi soube do que havia acontecido, fez um boneco de madeira e entregou nos pés de Iroko, Iroko satisfeito com o presente soltou Olurombi.

Os filhos de Iroko são pessoas eloquentes, ciumentos, inteligentes, competentes, teimosos, turrões e generosos. Se apaixonam facilmente, assim como gostam de liderar. O defeito dos filhos de Iroko é que não conseguem guardar segredos.
A árvore de Iroko para o povo Fon é tão importante quando a árvore de Azanadô. tem grande ligação com Òrísás funfun. É o verdadeiro dono do Runjéve, usa dois brajás cruzados no peito. Dizem os antigos que para tirar uma folha da árvore de Iroko, deve-se entrelaçar um brajá no tronco da árvore.

Iroko abawá arawà o.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário