O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Série "Família Ungí" - Frekuen e Iyewá - Parte 04



Iyewá ao contrário do que muitos dizem e pensam é um Vodun originário do reino de Dahomé, filha de Nanà e irmã gêmea de Bessen e Frekuen. Pertencente a família de Dan Birá, Iyewá nasceu para ser o símbolo da pureza e da beleza dos Òrísàs. representada pela cor branca no arco-irís e pelo arco-irís em volta da Lua. Seu animal predileto é a serpente branca. Recebeu de Dan Wedo o poder da vidência e da riqueza, carrega sempre consigo uma lança que ganhou de Ajunssun.

Iyewá gosta que suas filhas sejam iniciadas novas e virgens. Assim como sua mãe Nanà prefere não escolher homens para serem Ogan confirmados para ela. Amiga dos pássaros, divide com Òsún o poder sobre os pássaros coloridos. Senhora dos raios brancos do Sol, da neve e do leite das folhas. Comanda os astros como o Sol, a Lua e as estrelas.

Iyewá estava lavando roupas à beira do rio, quando terminou colocou as roupas estendidas para secar, veio uma galinha que começou a ciscar sujando asroupas que Iyewá já havia lavado, fazendo assim Iyewá lavar tudo de novo. Daquele dia em diante Iyewá decidiu que ela e suas filhas não iriam mais comer galinha.

Divide com Onira a propriedade sobras as brisas. Senhora de tudo que é selado (Cadeado, correntes, hímem...). Iyewá é a senhora da virgindade e protetora de tudo que é virgem. Gosta de receber suas oferendas nas nascentes de água em grutas. É proprietária de uma grande cabaça, onde traz seus feitiços que lhe foram passados por Ìyámìn.

Iyewá é livre, a liberdade é a sua casa. A casa de Iyewá não tem paredes e nem teto, a casa de Iyewá é o mundo. Iyewá não tem dono, trça seu próprio destino, escreve sua própria história. Rósea brilha no brilho das estrelas, reluzante acende o céu quando o Sol se põe. Todas as cores do fim da tarde são de Iyewá. O céu da tarde é o seu rosto, a luz das estrelas são seus olhos, o barulho das águas sua voz e o guizo das serpentes é o seu brado de liberdade. Cobra não reconhece dono.

Frekuen é um vodun feminino da família de Dan, assim como Iyewá é irmã gêmea de Bessen. Está ligada às águas, gosta de receber suas oferendas em nascentes de água nos altos das montanhas, seu encanto está todo contido na serpente albina de cor branca e amarela, afirmam os antigos que ela é a própria serpente. Diferente de sua irmã Iyewpa, Frekuen aceita cabeças de homens para incorporar. Ainda que raramente Iyewá é vista em casas de seguimento Ketú, já Frekuen jamais poderá ser iniciada em uma casa de Ketú. Trata-se de um vodun muito encantado, domina o arco-irís que fica em torno do Sol, tem forte ligação com Ajunssun. Suas cores são miçangas amarelas rajadas de verde.

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário