O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

segunda-feira, 14 de março de 2011

Série "Aprendendo Iyorubá" - Parte 01 - Explicações sobre a Língua

LÍNGUA IYORUBÁ

A língua Iyorubá é uma língua tonal, que exige além do som característico e particular de cada letra, o tom certo para ser pronunciada. Para que isto ocorra, são usadas sobre essas letras marcas do tom a serem dadas e representadas por acentos que indicam um tom alto, médio e baixo.

É um idioma da família lingüística nigero-congolesa, e é falado ao sul do Saara, na África, dentro de um contínuo cultural-linguistica, por 22 milhões a 30 milhões de falantes. A língua Iyorubá vem sido falada pelo povo Iyorubá há muitos séculos. Ao lado de outros idiomas, é falado na parte oeste da África, principalmente na Nigéria, Benin, Togo e Serra Leoa.

No continente americano, o Iyorubá também é falado, sobretudo em ritos religiosos, como os ritos afro-brasileiros, onde é chamado de Nagô, e os ritos afro-cubanos de Cuba (e em menos escala, em certas partes dos Estados Unidos entre pessoas de origem cubana), onde é conhecido também por Lucumí.

O Iyorubá faz parte da sub-família lingüística benue-congo, pertence à família nigero-congolesa. No tocante à fonética, o Iyorubá é um idioma tonal, isto é, a freqüência sonora na pronuncia das vogais, serve de parâmetro para diferenciar dois fonemas. A ordem básica dos constituintes é Sujeito – Verbo - Objeto.

IYORUBÁ COMO SEGUNDA LÍNGUA

O idioma oficial da Nigéria é o inglês, no entanto muitas pessoas também falam outros idiomas, os principais deles sendo Igbo ou Ibo e Hausa. O inglês funciona mais é como língua franca no país, e possui características próprias bem distintas. Portanto, falante de Iyorubá da Nigéria muitas vezes utilizam curtas expressões em inglês, intercaladamente, em suas conversações no idioma materno.

A maior parte das publicações e projetos online, como dicionários e gramáticas, visando auxiliar as pessoas interessadas no aprendizado do idioma Iyorubá, se encontram nas combinações lingüísticas Iyorubá-Inglês e Iyorubá-Francês.

No entanto, existem vários projetos similares de Português-Iyorubá, especialmente dicionários, sendo estes reconhecidos por instituições culturais nacionais renomadas, como a Fundação Cultural Palmares, etc. As referencias obras, por serem produzidas no cultural-religiosa afro-brasileira. 
Fonte: Aula dada por Huntó Douglas no curso "Aprendendo Iyorubá".
Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário