O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quarta-feira, 16 de março de 2011

Série "Aprendendo Iyorubá" - Parte 03 - Plural, Gênero gramatical, Pronomes, Preposições e Conjunções.

PLURAL DAS PALAVRAS

No idioma Iyorubá as palavras não se modificam para formar o plural. Coloca-se o Pronome ÀWON antes das palavras. Entenda melhor nos exemplos abaixo:
Eranko = animal          Àwon eranko = animais

Existem outras maneiras de fazer o plural. Por exemplo, usando Adjetivos ou Advérbios que já sejam plurais no significado. Veja melhor nos exemplos:

Odò wònyí = estes rios     Owó eyo mérin = quatro búzios
GÊNERO GRAMATICAL

Não existe o Gênero Gramatical da forma como conhecermos. Em alguns casos as palavras já indicam os dois sexos:

Oko = Marido        aya = Esposa
Em outros casos são utilizadas palavras para indicar os dois sexos:

Okùnrin = Homem     Obìnrin = Mulher
Òré okùnrin = amigo     Òré obìnrin = amiga
Para animais e plantas:
Ako = macho        Abo = fêmea 
Ako ajá = cachorro        Abo ajá = cadela

PRONOMES
Os pronomes pessoais - Precedem o verbo
Singular
Èmi = Eu
Ìwo = Você
Òun = Ele, ela

Plural 

Àwa = Nós
Èyin = Vocês
Àwon = Eles, Elas

Ex.: Èmi lo sílé Òrìsà láná = Eu fui ao terreiro, ontem.

Os pronomes possessivos - Posicionados depois do nome

Singular

Mi = Meu, minha
Re = Seu, sua, de você
Rè = Dele, dela

Plural 

Wa = Nossa, nossa
Yín = Seus, suas, de vocês
Won = Deles, delas
Os pronomes objetos - Posicionados depois do verbo ou preposição

Singular

Mi = me, mim, migo
O = De você, senhor, senhora

Plural

Wa = Nos, nosco
Yín = De vocês, senhor, senhora
Won = Os, as, lhes, lhas
O pronome Objetivo da 3º pessoa do Singular - Não possui uma forma única. É representado pela repetição do vogal final do verbo obedecendo a regra dos acentos tonais:

Ex.: Gbà = aceitar     gbà á = Aceitou-a

Os pronomes demonstrativos

Singular

Èyí = Este, esta, isto
Ìyen = Aquele, aquela, aquilo
Eléyí = Este, esta, isto
Náà, nì = Aquele mesmo
Plural

Wònyí = Estes, estas
Wònyen = Aqueles, aquelas
Wònnì = Aqueles, aquelas
Os pronomes reflexivos

Singular

Arami = Eu mesmo
Arare = Você mesmo
Ararè = Ele mesmo

Plural

Arawa = Nós mesmos
Arayín = Vocês mesmos
Arawon = Eles mesmos

Os pronomes Indefinidos

Enikéni = Qualquer um
Òmíràn = Algum outro
Nígbà náà = Às vezes
Ohukóhun = Qualquer coisa

Os pronomes relativo

Tí = Que, qual, cujo, o qual

PREPOSIÇÕES

Fi = Com
Fún = Para
Láàrin = Entre
Lé = Após
Léhìn = Atrás
Ní = Em, no, na
Ti = De, pelo
Sódo = Perto de
Láti = Para
Lábé = Sob
Bá = Com, contra
Sórí = Sobre

CONJUNÇÕES

Àti = E
Bí = Se
Bótilè = Todavia
Pèlú = E
Tàbí = Ou
Kí...tó = Antes que
Pé = Que
Kí = Que
Sùgbón = Mas
Àfi = Exceto
Yálà...tàbí = Seja...Seja
Bíkòsebí = A não ser que

Fonte: Aula dada por Huntó Douglas no curso "Aprendendo Iyorubá".
Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário