O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

terça-feira, 15 de março de 2011

Série "Aprendendo Iyorubá" - Parte 02 - Alfabeto e Tons das palavras

O ALFABETO IYORUBÁ É COMPOSTO POR 25 LETRAS

A, B, C, D, E, E, F, G, GB, H, I, J, K, L, M, N, O, O, P, R, S, S, T, U, W, Y.

A letra P deve ser pronunciada como se tivesse a letra U em seguida.

Exemplo: Puèrègún

Existem dois tipos de bogais:

Vogais Puras: A E E I O O U

Vogais Nasais: AN O

ON - É usada depois das consoantes B F GB M P W
Exceção: Depois do M, a vogal ON é substituído por O

AN - É usada depois das demais consoantes
Exceção: Depois da letra N, a vogal AN é substituída por A.

 Não são usadas as seguintes letras:

C Q X Z V

Letras que utilizam um acento diferencial, chamado ABOREN:

O E S

TONS DAS PALAVRAS
A língua Iyorubá faz uso de acentos que representam a marcação de tonalidades para dar o tom certo ao serem pronunciadas:

( ´ ) Tom alto - Representado por um acento agudo;
( ` ) Tom baixo - Representado por um acento grave;
Tom médio - Não usa acento (É o som da voz normal).
O tom da palavras nem sempre são fixos em alguns casos. Mediante algumas regras, eles podem ser alterados em uma frase. Por exemplo:
  • Verbo com tom grave seguido de substantivos ganha um tom médio:
Rà = Comprar 
Àwa lè ra aso yìí  = Nós podemos comprar esta roupa; 

  • Dois substantivos juntos, a vogal final do primeiro é alongada com tom médio:
Nínú = Dentro
Ò ní owó ninúu àpò = Ela tem dinheiro dentro da bolsa;
  • Pronomes pessoaisde duas sílabas seguidos de verbos tem os tons alterados, conforme exemplos abaixo:
Èmi fé = Eu quero        Èmi lo = Eu fui        Èmi mò = Eu sei

  • Pronomes objetos têm os tons alterados conforme os tons dos verbos. Observe os exemplos abaixo que serve para os demais pronomes: 
Ò rí mi = Ele me viu;               
Ó so mí  = Ele me falou;
Ò nà mí = Ele me bateu.


Fonte: Aula dada por Huntó Douglas no curso "Aprendendo Iyorubá".

Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário