O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

quarta-feira, 30 de março de 2011

Série "Reino de Oyó - Família do Fogo" - Parte 03 - Dàdá Ajaká

Dàdá Ajaká, filho mais velho de Oranyan, irmão consanguíneo de Sangò, reinava em Oyó. Ele amava as crianças, a beleza e as artes. De caráter calmo e pacífico , não tinha o pulso firme que exigia de um verdadeiro rei daquela época. Dàdá Ajaká é o nome dado pelos Iyorubá às crianças cujos cabelos crescem em tufos que se frisam separadamente.
Sangò se mudou de Tapá para a cidade de Oyó, chegando lá e vendo que seu irmão não tinha pulso firme para reinar, Sangò o destronou e Dàdá Ajaká, durante os sete anos de reinado de seu irmão Sangò, Dàdá Ajaká passou a usar uma coroa de búzios e reinar em uma pequena cidade no reino de Oyó, porém sob os poderes de Sangò.

No Terreiro do gantois na Bahia é realizada uma festa anual e no Ilè Omorodé Òrísà N'la onde tem um filho iniciado para esse Òrísà também se realiza uma festa anual. dádá Ajaká tem como propriedade reger as 03 fases da Lua, sendo a Lua nova, crescente e minguante. É o verdadeiro senhor dono do quiabo, tem como simbologia o ajebó. 

Depois que Sangò deixou o trono de Oyó, Dàdá Ajaká voltou a reinar. Em contraste com a primeira vez, ele mostrou-se agora valente, guerreiro e com pulso firme para comandar Oyó. Assim que Dàdá Ajaká sentou-se novamente no trono novamente voltou-se contra os parentes da família materna de Sangò, atacando o reino de Tapa, onde Sangò havia nascido.
 
Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário