O Candomblé para mim deixou de ser apenas uma religião para se tornar um estilo de vida.

"Huntó Douglas D' Odé"

terça-feira, 1 de março de 2011

Série "Logún - Apeja Odò Ijesà" - Parte 03 - Onibain

Onibain - Doté Flávio (Loci)
Logún nessa fase é conhecido como o Princípe da caça, habita nas florestas mais profundas, como todo caçador, não gosta de gente por perto, para que não assuste suas presas. 

Onibain rege todos os caçadores que saem para caçar nas noites escuras, senhor do interior de todas as matas, deixando muitas das vezes as pessoas entrarem, mas na hora de sair é dificil, pois Onibain diz qque aquele que foi ao interior da mata não pode voltar para contar o que tlá habita. 

ENCANTAMENTO TI ONIBAIN

Onibain - Doté Flávio (Loci)
O encantamento de Onibain deve ser feito na mata, já que, Onibain é o princípe das matas. Leva-se o Iyawô e lá na mata macera as folhas de: Manjericão, Folha da costa, que serão a base, as demais folhas poderão ser escolhidas pelo Sacerdote, desde que sejam frias. Depois de Logún virado dá-se um banho no Iyawô.  Coloca-se então Logún para embrenhar-se na mata, nleva-se para mata também um filho de Odé, depois que Logún se embrenhar na mata, virasse Odé e coloca-o para ir caçar Logún, quando Odé trouxer Logún de volta, Odé passa 06 piriquitos pelo corpo de Logún e solta. Em seguida, enrola-se o Iyawò em um pano branco e leva-se de volta para o Asé. Voltando ao Asé roda-se um Abadô com doces e começa os Orôs de corte.

ORIKI TI ONIBAIN

Teterè Teterè
Logún o Akofá
Onibain àrá igbó
Keré ocilé
Keré ocibó
Onibain òsó òkè.


Onibain - Doté Flávio (Loci)
BALAIO TI ONIBAIN

01 bacia de ágate;
Asòsò;
Omolokun;
06 espigas de milhos;
06 ofás;
06 pedras azuis;
Folhas de coqueiro.

Modo de preparo:
No meio da bacia coloque o Omolokun, e em volta coloque o Asòsò. Enfeite por cima com os demais materiais, entregue na entrada da mata.




Por: Huntó Douglas D' Odé

Nenhum comentário:

Postar um comentário